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SEO – Seu site na primeira página do Google! – SAIBA COMO AQUI

Você sabe o significado do termo “SEO”? Não? Iremos lhe apresentar este vasto mundo dos Websites e mecanismos de busca.

O que é o SEO?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que em português significa “otimização para mecanismos de busca“, ou otimização de sites. Essa otimização é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Resumidamente, SEO é uma estratégia de rankeamento de websites nos mecanismos de busca, como o Google. Você deve estar se perguntando o que são essas estratégias. Basicamente fundamentam-se em diversos  fatores que tornam o conteúdo do site mais funcional e objetivo. São eles: tags (palavras-chave), artigos bem escritos, títulos chamativos para artigos, urls devidamente estruturados, entre outras coisas.

Quais as vantagens do SEO?

Agora que já sabemos o significado do termo, veremos as utilidades e o uso desse mecanismo no plano prático.

A internet alcançou proporções inimagináveis nos últimos anos, e a quantidade de informações que transitam nela cresce proporcionalmente. Com isso, visando atender melhor os usuários, os sites de busca criaram métodos de filtro para que os conteúdos mais relevantes sejam os pioneiros nas páginas. Imagine que alguém faz uma busca no Google, é interessante, para esta pessoa, que sua busca resulte no que foi especificado e que isso possa atender sua necessidade. Na maioria dos casos os primeiros conteúdos são os mais valiosos e os mais vistos pelos usuários. É aí que o SEO entra. Para estar nas primeiras posições e, consequentemente,  atrair um público maior, não é fácil, por este motivo empresas do mundo todo estão voltando os olhos para essa estratégia, que pode fazer a diferença no sucesso do negócio. Veja as principais vantagens desse método:

  • É gratuito! Não é preciso, necessariamente, pagar ao Google para estar bem rankeado. Mais adiante falaremos sobre os links patrocinados e porque não é uma boa ideia pagar pelas primeiras posições.
  • Aumento do tráfego – a otimização do conteúdo para os mecanismos de busca permite que o site fique bem posicionado de forma natural, atraia mais visitantes e estimule o negócio. Isso gera muitos benefícios, independente do ramo do blog ou da empresa.
  • Credibilidade – Em quem você confiaria mais? Em um conteúdo/empresa que está na primeira página do Google ou uma que está na décima?
  • Fortalecimento da marca – estar bem rankeado significa que, além de mais pessoas terem acesso ao conteúdo, irão adquirir maior confiança no trabalho oferecido. A identidade da empresa será fortalecida e esta se tornará referência entre os usuários e outras empresas.

Como usar o SEO para melhorar a empresa?

Utilizar esse método de otimização exige conhecimento e ferramentas específicas dentro dos sites que, juntos, trabalharão o SEO. Se você se interessa pelo assunto, leia esse artigo a respeito da importância dos sites para as empresas -> Por quê ter um bom site?

A Inavega cria sites capazes de otimizar o SEO. Essa é uma alternativa que traz resultados mais interessantes que a utilização de links patrocinados. Iremos explicar.

Links patrocinados e suas desvantagens

Você alguma vez já viu, entre os primeiros resultados de pesquisa, sites que possuem a palavra “Anúncio” antes do link? Trata-se de um link patrocinado.

Os links patrocinados são pagos, ou seja, a empresa desembolsa uma taxa para aparecer na  primeira página. Os principais problemas a respeito desse método são:

  • Taxa não-fixa: links patrocinados são uma espécie de leilão. Quem paga mais ao Google irá aparecer primeiro na página. Isso implica no problema seguinte.
  • Link temporário: caso a empresa não acompanhe o aumento das taxas, corre o risco de não ficar bem rankeada e de até mesmo não fazer parte dos links patrocinados. Muito provavelmente ela não aparecerá na primeira página, e, se não tiver adotado o SEO, nem na segunda ou terceira.
  • Pesquisas apontam que a maioria dos usuários não enxergam bem os links patrocinados. Há um certo receio em clicar nesses links.
  • Além disso, há taxas para cada clique no site. Funciona como uma “comissão” para o Google, por ter colocado a empresa lá em cima.
  • Por serem pagos, os links patrocinados nem sempre atendem diretamente o que o usuário busca. Eles são mais genéricos e podem fugir do contexto.

Assim sendo, o SEO é uma garantia de que o site fique posicionado de forma saudável sem que precise ser  pago.

Vejamos um exemplo da diferença entre os links patrocinados e um site bem posicionado através do SEO.

Nossa empresa, por exemplo, é uma empresa de Poços de Caldas – MG que trabalha com o desenvolvimento de sites e oferece sistemas integrados de SEO. Se digitarmos “Criação de sites em Poços de Caldas” aparecerão os seguintes resultados

Perceba que os links patrocinados são esses que Ppssuem o “Anúncio” dentro do campo verde, os quais precisam ser pagos e correm o risco de saírem da primeira página se não acompanharem as taxas entre os concorrentes, é um verdadeiro leilão.

Logo após os links patrocinados, encontramos os sites rankeados através do SEO, que são vistos pelo Google como sites confiáveis, saudáveis e que possuem bom conteúdo a oferecer. Eles estão ali por mérito, e não pagam pelas primeiras posições.

Observamos que “Inavega” aparece na primeira posição após os links patrocinados.

Conclusão

Sendo assim, é evidente a importância do site junto a um gerenciamento profissional através de ferramentas que colocarão a empresa nas primeiras posições de buscas de forma justa. Dessa forma, ao procurar por um tipo de conteúdo ou serviço, o usuário terá conhecimento sobre a empresa sem necessariamente ter buscado pelo nome dela.

Com a Inavega você tem acesso a todas essas vantagens!

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